Filipe Nyusi inaugura agência do Moza Banco no distrito de Zumbu, em Tete

O Presidente da República, Filipe Nyusi, procedeu esta segunda-feira, 02 de Agosto, com a inauguração da primeira agência bancária no distrito de Zumbu, província de Tete. A presença do Moza Banco neste distrito surge no âmbito da Estratégia Nacional de inclusão financeira, através da qual o Governo moçambicano espera garantir que até 2022, mais de 30 por cento da população tenha, acesso a uma conta bancária numa instituição financeira formal, para cobrir 75 por cento dos distritos em todo o território nacional.

Com a entrada em funcionamento desta nova Unidade de Negócio, a população de Zumbu e de áreas circunvizinhas, como é o caso dos distritos de Mágoe e Marávia, passa a ter um Banco com soluções financeiras adequadas às suas necessidades.

Depois do descerrar da placa e do corte de fita, o Chefe de Estado dirigiu-se à população tendo afirmado que o seu Governo está empenhado em resolver os problemas da população, dando como exemplo, o conjunto de facilidades que a agência do Moza Banco ora inaugurada, tem para os funcionários públicos, comerciantes e para a população em geral.

“Estamos convictos de que neste balcão do Moza Banco que acabamos de inaugurar, todos os residentes de Zumbu e das regiões circunvizinhas como Maravia, Mágoe, poderão realizar as suas transações financeiras com maior segurança. Para além de garantir a canalização dos salários para os funcionários e trabalhadores, o balcão do Moza Banco como em qualquer parte do país onde opera, irá apresentar produtos e serviços financeiros diversificados para melhor servir os segmentos de mercado de Zumbu, nomeadamente, as famílias, os funcionários públicos, as pequenas, médias e grandes empresas, assim como as instituições públicas e privadas”, disse o Presidente da República, Filipe Nyusi

Durante a sua intervenção, o Presidente da Comissão Executiva do Moza Banco, disse que ao abraçar a iniciativa “Um Distrito, Um Banco”, o Moza está em linha com o seu compromisso na promoção de uma maior inclusão financeira e bancarização da economia moçambicana, pois, “o Moza acredita que a disponibilização de serviços financeiros irá fomentar o desenvolvimento local das comunidades de forma sustentável”, disse Manuel Soares, PCE do Moza.

Após esta abertura, o Moza passará a contar com um total de 71 Unidades de Negócio, reforçando o seu estatuto de Banco com a 3ª maior rede de Agências do País.

Para além de inaugurar a agência bancária, Filipe Nyusi entregou diversos materiais de prevenção à Covid-19, insumos agrícolas e pesqueiros aos três distritos acima citados, no âmbito da política de Responsabilidade Social vigente no Moza Banco que prevê a implementação de acções que promovam o desenvolvimento e bem-estar nas comunidades em que o Banco tem presença comercial.


03/08/2021

Outras Notícias