Mais de 400 famílias vítimas do Ciclone ANA em Tete beneficiam de apoio do Moza

Moza Banco procedeu esta terça-feira a entrega de kits de sementes hortícolas variadas, destinados a apoiar mais de 400 famílias afectadas pelo ciclone ANA em Fevereiro do presente ano e que neste momento encontram-se reassentadas no bairro Chingodzi, um dos bairros mais populosos no centro da cidade de Tete.

Este gesto solidário surge na sequência do contacto feito pela Secretaria de Estado da Província, manifestando a necessidade de apoiar as famílias que perderam terra arável e viram assim comprometida a sua capacidade produtiva e de geração de renda para o auto-sustento.

Sensibilizado com a situação, o Moza Banco acedeu de pronto a solicitação, disponibilizando mais de 1500 unidades de sementes hortícolas, no âmbito da sua solidariedade institucional.

“Foi seguindo este princípio, e em estreita colaboração com a Secretaria de Estado da Província, que adquirimos sementes hortícolas diversas, com destaque para tomate, couve e cebola, para efeitos de oferta as famílias afectadas. É expectativa do Banco ao conceder este apoio, minorar o sofrimento destas famílias, ajudando na reposição da sua capacidade produtiva, melhorando assim a sua auto-suficiência alimentar e capacidade de geração de renda. Estamos cientes que esta singela contribuição não irá pôr termo aos desafios com que esta população se depara, mas acreditamos que é um passo importante para devolver o alento, a esperança e relançar optimismo em relação a um futuro promissor”, disse o PCE do Moza Banco Manuel Soares

Intervindo na ocasião, a Secretária de Estado na província de Tete, Elisa Zacarias, mostrou-se satisfeita com o gesto do Moza, “Essas famílias perderam quase tudo, além das suas casas, perderam outros bens e meios de subsistência familiar. As sementes que acabamos de receber agora, vão contribuir na produção nesta segunda época da campanha agrícola, para o consumo familiar e comercialização para geração de renda. Mais uma vez, vai o nosso agradecimento ao Moza Banco por este gesto”.

Porque a segunda época da campanha agrícola está em curso, a Secretária de Estado orientou para que as sementes fossem imediatamente distribuídas aos beneficiários através do INGD, como forma de evitar atrasos na produção. Por outro lado, a dirigente apelou aos serviços distritais de actividades económicas a fazer acompanhamento e dar assistência técnica as famílias beneficiárias.

Ainda na província de Tete, em Março passado, o Moza Banco associou-se aos esforços do Governo distrital de Angónia, visando minimizar o sofrimento de mais de 300 famílias vítimas do Ciclone ANA, através da doação bens alimentares não perecíveis.


07/06/2022

Outras Notícias