Moza alarga rede de agências bancárias nas províncias de Zambézia e Nampula

Integrado na iniciativa presidencial, “Um Distrito Um Banco”, o Moza Banco acaba de lançar a primeira pedra para construção de agências bancárias nas províncias de Zambézia – Distrito do Ile, e Nampula -Distrito de Nacarôa.

O Moza Banco acaba de dar um importante passo para o arranque das obras de construção de duas agências bancárias nos distritos de ILE (província da Zambézia) e Nacarôa (província de Nampula), numa acção integrada na iniciativa presidencial “Um Distrito Um Banco”, lançada em 2016, que preconiza que todos os distritos do País tenham pelo menos uma Agência Bancária.

Esta segunda-feira, 15 de Abril, o Governador da Província da Zambézia, Abdul Razak lançou a primeira pedra para a construção da futura Agência bancária do Moza, no distrito de ILE, por sinal a primeira agência neste distrito.

Acto idêntico, teve lugar, Terça-Feira, 16 de Abril, no distrito de Nacarôa em Nampula, onde o Governador provincial, Víctor Borges, dirigiu a cerimónia do lançamento da primeira pedra para a construção da agência do Moza naquele ponto do país. As duas cerimónias foram presenciadas por membros dos governos provincial e distrital, quadros do Moza Banco e populares que acorreram em massa e manifestaram a sua satisfação pelo início da construção destas novas infra-estruturas.

Estas são as primeiras duas Agências de um total de 20 que serão construídas até 2020, em igual número de Distritos, no âmbito do memorando de entendimento assinado, ano passado, entre o Banco e o governo, através do Ministério da Terra Ambiente e Desenvolvimento Rural (MITADER).

 

Ao abraçar esta iniciativa, o Moza entra em linha com o seu compromisso na promoção de uma maior inclusão financeira e bancarização da economia através da expansão da sua actividade para os Distritos que não apresentam cobertura em termos de rede de agências bancárias, pois, o Moza acredita que a instalação de serviços financeiros e de outros serviços conexos irá despontar o potencial existente nessas zonas, fomentando o desenvolvimento local e sustentável das comunidades.

No âmbito da parceria com o MITADER, contabilizam-se já 4 Agências do Moza a operar em pleno, nos Distritos de Chicualacuala (na Província de Gaza); Gondola e Vanduzi (em Manica) e Murrupula, em Nampula.

Até 2020, o Moza estará presente nos distritos de Liúpo, e Memba (em Nampula), Chinde, Derre, Lugela e Mocubela (na Zambézia); Meluco e Quissanga (em Cabo Delgado); Majune, Chimbonila, Ngauma e Sanga (em Niassa); Marínguè (em Sofala); Machaze (em Manica); Tsangano (em Tete); Chigubo, Guijá e Mapai (em Gaza).

 

Actualmente, o Moza detém a 3ª maior rede de Agências do País composta por mais de 55 Unidades de Negócio espalhadas por todas as capitais provinciais e alguns Distritos e Vilas. À estas, juntar-se-ão mais 10 Agências do BTM como resultado da integração e fusão das duas instituições, ampliando deste modo, a condição de um banco verdadeiramente universal em termos de cobertura do espectro do negócio bancário, e com forte implementação nacional.

Maputo, 16 de Abril de 2019

 


17/04/2019

Outras Notícias