Moza apresenta soluções de financiamento para as MPME em Gaza

O Moza Banco participou na última terça-feira, dia 26 de Outubro, na 6ª edição da Conferência “Conheça e Use Financiamento PME”, que teve lugar no distrito de Chokwé, província de Gaza. O evento organizado pelo Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME), tinha como objectivo divulgar linhas de financiamento, facilitar a interacção entre a Banca e as MPME e, ainda, assistir as PME’s em matérias de literacia financeira.

O evento que teve duração de um dia serviu para que o Moza Banco apresentasse a sua oferta de produtos e soluções financeiras adequadas para o crescimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME). Porque cada negócio tem as suas particularidades, o Moza apoia a gestão de tesouraria do negócio através do financiamento para investimento e aquisição de equipamento, com condições muito vantajosas para que as empresas não parem de crescer.

O Banco apresentou igualmente várias linhas de financiamento disponíveis neste momento com taxas de juros competitivas, tais como a linha de crédito Sustenta, do FNDS - Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável, a linha de crédito Agro Garante, as linhas FSA – Fundo de Segurança Alimentar (também conhecida por Kuwait Fund),a linha de crédito da USAID destinada ao financiamento ao agronegócio e, ainda, as linhas AGF e FECOP.

Intervindo na cerimónia de abertura, a Directora-Geral do Instituto para a Promoção das Pequenas e Médias Empresas (IPEME), Joaquina Gumeta, começou por recordar aos presentes que a Conferência Conheça e Use Financiamento PME, é uma plataforma que visa dar a conhecer as Micro, Pequenas e Médias Empresas as diversas oportunidades de financiamento disponíveis para este segmento de empresas, considerando que um dos grandes constrangimentos mencionados na estratégia de Desenvolvimento das MPME’s é a falta de acesso a informação relevante. Mais adiante, a dirigente mostrou-se expectante quanto ao evento:

“O IPEME espera desta sessão, resultados palpáveis da interacção entre as MPME’s e as entidades que apresentaram os seus instrumentos de financiamento. Para facilitar o alcance deste objectivo, dispomos de serviços de apoio empresarial proporcionando a assistência técnica e a interligação das MPME’S a estas oportunidades”.

Para o Director Comercial de Retalho para a região sul, José Mathe, “o Moza é um Banco, que se preocupa com o bem-estar dos moçambicanos, daí que aposta no crescimento e desenvolvimento das empresas nacionais. É neste contexto que apresentamos a nossa oferta especial de produtos virados especialmente para as Micro, Pequenas e Médias Empresas, para

além das várias soluções de financiamento adaptadas para as empresas nas zonas rural, peri urbana e não só.

Ao associar-se a esta iniciativa, o Moza Banco prossegue com a sua estratégia de Banco universal, com uma forte vocação comercial e uma vasta cobertura nacional, aspirando contribuir para uma maior inclusão financeira, um serviço de excelência aos seus Clientes e uma maior robustez da economia nacional apostando na capacitação e robustez financeiras das Pequenas e Médias Empresas no país.

A Conferência “Conheça e Use Financiamento PME”, liderada pelo IPEME, tem vindo a realizar-se desde 2012, tendo já escalado as províncias de Maputo, Sofala e Niassa.


27/10/2021

Outras Notícias