Moza Banco apoia participação de Moçambique no Campeonato Mundial de Judo

O Moza Banco acaba de juntar-se ao Campeonato Mundial de Judo, que vai decorrer de 07 a 17 de Maio corrente, em Doha, Qatar, competição em que país faz-se representar pela campeã nacional da modalidade, Jacira Ferreira.

O gesto tem por objectivo assegurar a participação condigna da medalhada atleta moçambicana naquela que é a mais importante e prestigiada competição planetária da modalidade. Jacira Ferreira, que compete na categoria dos 52kg, parte para a capital do Qatar (país do Golfo Pérsico) no próximo dia 06, devendo estrear-se, em combate, a 08 de Maio.

Para além da atleta, a delegação moçambicana é composta pelo treinador (Edson Madeira); delegado do congresso e oficial da delegação (Bruno Luzia).

Acreditamos que o desporto, nas suas mais variadas modalidades e escalões, é uma poderosa ferramenta para o desenvolvimento humano e, por este facto, é uma das nossas principais áreas de intervenção. Como instituição, continuamos empenhados assegurar o desenvolvimento das nossas pessoas e do nosso desporto. O gesto visa dotar a nossa campeã de melhores condições de treino e preparação, bem como, abrir caminho para excelentes performances, permitindo elevar a bandeira nacional e projectar o nome do País, a nível regional e mundial. É nossa convicção de que com força, dedicação e empenho que a atleta tem demonstrado, estão criadas condições para uma prestação condigna nas competições que se avizinham”, afirmou, João de Almeida Mota, Director de Marketing Canais, Comunicação e Responsabilidade Social do Moza Banco.

A atleta garantiu a vaga para o mundial de Doha após permanecer entre as 100 melhores judocas do mundo,
tornando-se deste modo na única atleta moçambicana a participar da prova. Uma boa prestação nesta competição irá permitir melhorar a sua classificação no ranking mundial, aumentando as chances de garantir a qualificação para o maior evento desportivo mundial – os Jogos Olímpicos, que terão lugar próximo ano (2024), na capital francesa – Paris.

Refira-se que Jacira Ferreira conquistou, recentemente, a medalha de bronze no campeonato Africano de Argel, prova que decorreu na capital Argelina, no passado mês Março.

A atleta é desde 2013 campeã nacional na categoria de 52 kg, detendo ainda troféus a nível regional com destaque para: Medalha de Bronze no Campeonato da Zona VI 2015 – Gaberone / Botswana; Medalha de Prata Jogos da AUSC 2016 – Luanda / Angola; Medalha de Bronze no Open de Africa 2019 - Yaounde/Camarões; Medalha de Bronze no Open de Africa 2020- Dakar/Senegal.


08/05/2023

Outras Notícias