Moza Banco consolida principais indicadores e mantém tendência de crescimento em 2022

O Moza Banco alcançou, no exercício de 2022, a consolidação dos principais indicadores e manteve as tendências de crescimento em linha com os anos anteriores, facto suportado pela confiança demostrada pelos clientes e pelo mercado. 

O Relatório de Gestão e Demostrações Financeiras, discutido no passado dia 28 de Abril de 2023, durante a Assembleia Geral Ordinária, indica que o banco contrariou a tendência da economia global, em 2022, consideravelmente impactada pela aceleração dos níveis de preço, desaceleração dos ritmos de crescimento da economia mundial, bem como as repercussões negativas de conflitos militares. 

O banco apresentou em 2022 uma melhoria significativa nos índices de rentabilidade e eficiência em comparação com o mesmo período de 2021. A rentabilidade dos capitais próprios (ROE) e a rentabilidade dos activos (ROA) atingiram 1,26% e 0,05% positivos, respectivamente, em comparação com 9,83% e 0,4% negativos em 2021.

No que respeita aos rácios prudenciais, o rácio de solvabilidade manteve-se estável, situando-se em 22,58% no final de 2022, em comparação com 23,21% em 2021. O rácio de liquidez atingiu 47,41% em 2022, uma melhoria de 2,91pp face a 2021, mantendo-se acima dos requisitos regulamentares estabelecidos pelo regulador.

Em 2022, o banco registou um crescimento equilibrado na captação de depósitos, com um aumento de 8% (MZN 2,6 mil milhões) em comparação com o exercício anterior, o que se traduz na contínua aposta e confiança dos Clientes no Moza e na abordagem Relacional do Banco. Os activos totais também evoluíram nesse sentido, apresentando um aumento de 6% (MZN 2,6 mil milhões).

Só em 2022, o Mozabanco registou um notável crescimento, na ordem dos 27%, relativamente ao número de Clientes, situando o total em 215.864.

A eficiência operacional da instituição manteve-se positiva, traduzida num rácio cost-to-income que se fixou em 74,30%, o que reflecte o efeito positivo da estratégia contínua de optimização e racionalização de custos operacionais e investimentos.

O desempenho eficiente da instituição levou à geração de resultados positivos que atingiram MZN 326 milhões, contrariando a cifra de MZN 1,3 mil milhões negativos registrados no ano anterior. Como consequência das medidas acima mencionadas, bem como o aumento significativo do volume de transacções com clientes e após o apuramento dos impostos, o Banco registou um resultado líquido positivo de MZN 90 milhões.

O Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Moza Banco, Dr. João Figueiredo, destacou que “num contexto macroeconómico desafiador e de subida das taxas de juros, o Banco contribuiu no crescimento da economia através da concessão de financiamentos, assegurando a devida prudência em linha com a estratégia do Banco, face ao contexto de aumento do crédito vencido do sistema”. “Vamos continuar a apostar no reforço de políticas e instrumentos para garantir uma gestão eficaz e eficiente, assegurando as boas práticas de gestão de risco e compliance”.

O ano de 2022 foi ainda marcado pela aprovação e início da implementação do Plano Estratégico 2022-2026, um instrumento orientador que estabelece as directrizes de actuação do Banco no período em referência. O Plano contempla ainda orientações de suporte às actividades, com foco na relação com o Cliente e na sustentabilidade do Banco.

Em linha com a estratégia definida e como forma de reafirmar a confiança e o compromisso com o projecto Moza, em Dezembro de 2022, os accionistas do Banco aprovaram uma operação de aumento do capital social, no montante de MZN 1.124,5 milhões, o qual já foi realizado em 2023.

Importa mencionar que foi recentemente aprovada uma linha de financiamento pelo Banco Europeu de Investimento (BEI), de 10 milhões de Dólares, que visa suportar a actividade creditícia do Banco. Esta iniciativa traduz-se num sinal de confiança daquela prestigiada Instituição Financeira para com o Moza Banco.

 

Para mais informações

Moza Banco:

E-mail: comunicacao@mozabanco.co.mz


10/05/2023

Outras Notícias