Moza Banco doa ao HCM a 1ª máquina cirúrgica para tratar centenas de crianças

O Moza Banco doou uma máquina de Lazer CO2 para o Hospital Central de Maputo. Esta iniciativa surge pelo facto de existirem em Moçambique centenas de crianças que enfrentam grandes dificuldades devido à doença Papilomatose Laríngea.

A Papilomatose Laríngea é uma doença pouco conhecida em Moçambique, que ataca centenas de crianças. A cura para esta doença depende de um processo denominado traqueostomia . O principal objetivo deste processo é servir como uma alternativa segura para que o indivíduo faça um ciclo respiratório através de outro meio. A única contraindicação para a realização do procedimento é a alteração homeostática.

As crianças  que sofrem desta doença têm muitos problemas, nomeadamente, perda do timbre de voz,  obstrução da cânula traqueal, tosse e secreções, etc. Todos estes sintomas limitam estas crianças de ter uma vida normal, e de fazer actividades normais como correr, brincar, tomar banho, ir à escola, entre outras.

Sensibilizado com esta situação, o Moza Banco, no âmbito da sua Responsabilidade Social, decidiu doar a máquina de Lazer CO2 ao Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Central de Maputo para ajudar no tratamento desta doença.

“Decidimos responder a este pedido que nos foi feito para apoiar na luta desta terrível doença e salvar a vida de muitas crianças do nosso país”, explicou o Presidente do Conselho de Administração do Moza Banco, Dr. João Figueiredo,

Recorde-se que recentemente, o Moza Banco apoiou também o Hospital Geral de Mavalane e o Instituto do Coração com o objectivo de apoiar no atendimento e tratamento de doentes com Covid-19.


15/03/2021

Outras Notícias