Sustentabilidade

Sustentabilidade

O Moza Banco mantém o seu profundo compromisso institucional com o desenvolvimento socioeconómico de Moçambique e esta sua posição se traduz nas suas directrizes, estratégias e acções em torno da Sustentabilidade. Nas nossas acções respeitamos, valorizamos e priorizamos o diálogo com todos os stakeholders com os quais nos relacionamos. Abraçamos a Sustentabilidade porque acreditamos que as empresas estão desafiadas a incorporar na sua gestão uma visão que vai para além do objectivo da rentabilidade económica e financeira. Esta visão tem-nos levado a assumirmos um compromisso muito profundo em relação a Sustentabilidade, bem como usar os seus princípios como parte da nossa estratégia de negócio.

 

Políticas e Compromissos

Política de Responsabilidade Social


1. Apresentação

  • A presente Política de Responsabilidade Social do Moza Banco estabelece as directrizes que orientam a incorporação das práticas de Responsabilidade Social na gestão do Banco, que engloba diversas acções voluntárias que visam promover um desenvolvimento benéfico entre o Banco, os seus colaboradores, comunidade e restantes stakeholders.

2. Gestão

  • Departamento de Comunicação e Responsabilidade Social.

3. Âmbito de Aplicação

  • Esta Política aplica-se na gestão de relacionamentos com todos os Stakeholders devendo a sua implementação ser incluída no respectivo Relatório Anual.

4. Objectivos

  • Estabelecer princípios, directrizes e procedimentos para as práticas sociais e ambientais do Moza Banco nos negócios e na relação com as partes interessadas, incluindo directrizes para prevenir e gerenciar riscos, impactos e oportunidades socio-ambientais na esfera de influência da organização, contribuindo para concretizar o seu compromisso empresarial com o desenvolvimento sustentável.

  • Orientar a construção de um relacionamento de excelência com todas as partes interessadas, promovendo diálogo ético e transparente, considerando suas expectativas, necessidades, e os contextos social, cultural, económico, político e ambiental.

5. Directrizes

  • Conduzir os negócios com ética, idoneidade, transparência e em conformidade com requisitos legais e de maneira comprometida com o desenvolvimento sustentável.

  • Promover a Responsabilidade Social por forma a elevar a reputação do banco através da implementação de acções capazes de gerar valor nas pessoas, no meio ambiente e na sociedade.

  • Oferecer, sempre que possível, uma proposta de valor para os Colaboradores e suas famílias com vista a contribuir para melhorar o seu bem-estar, incentivando-os a manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, incorporando ainda os aspectos relevantes em gestão socio-ambiental nas nossas actividades, sempre pautados pelo respeito do nosso Código de Ética.

  • Orientar o comportamento dos nossos colaboradores sobre a Ética profissional, a responsabilidade e o compromisso social e ambiental, para além do estrito cumprimento da legislação e códigos de conduta internos.

  • Promover o envolvimento com o público externo através de patrocínios e investimentos sociais, essencialmente nas áreas de Cultura, Educação, Cidadania, Sustentabilidade e Solidariedade a serem realizados nas regiões onde haja presença comercial do Moza Banco.

  • Desempenhar suas actividades contribuindo com o progresso económico e social das comunidades onde actua, levando em consideração seu impacto no meio ambiente e fomentando relações estáveis com seus principais públicos-alvo.

  • Actuar na minimização da pegada ecológica do Banco e defesa de uma economia com menores impactos ambientais.

6. Responsabilidades

  • Comissão Executiva – aprovar as políticas definidas em documento próprio, e garantir o seu integral cumprimento.

  • Departamento de Comunicação e Responsabilidade Social – gerir e promover a plena consecução das acções que garantam a sua implementação, divulgação, acompanhamento e avaliação desta política.

7. Vigência, Publicação e Revisão

  • Esta Política entra em vigor na data da sua publicação, e deverá ser publicada na intranet e internet do Banco, estando disponível para todos os interessados.

  • A revisão desta Política de Responsabilidade Social deverá ser realizada a cada 5 (cinco) anos, contados da data de sua efectiva aprovação ou sempre que houver alguma mudança representativa.

     

 

POLÍTICA DE PATROCÍNIOS

 

A Política de Patrocínios do Moza compreende acções de integração e comunicação com a sociedade, contribuindo não só para o cumprimento da nossa Missão e destacando os valores a ela associados como também alavancando a sua imagem institucional, valorizando e fixando a sua identidade junto à sociedade, mercado consumidor e colaboradores.

O Moza patrocina fundamentalmente projectos enquadrados na sua política de Responsabilidade Social, abarcando essencialmente intervenções nas áreas da Cultura, Educação e Saúde.

Os recursos são limitados. Assim, a Política de Patrocínio, que cumpre as directrizes traçadas no Planeamento Estratégico do Banco, obriga a que todos os pedidos recebidos obedeçam a uma rigorosa avaliação, nomeadamente no que diz respeito aos objectivos, documentação apresentada, prazos e modo de apresentação da prestação de contas.

 

1. OBJECTIVOS DOS PATROCÍNIOS DO MOZA:

a) Cumprir o compromisso do Moza perante a comunidade, fomentando acções sociais e culturais;

b) Aumentar a notoriedade e reconhecimento da marca Moza, potenciando o seu nome;

c) Promover os nossos Valores;

d) Atrair novos públicos e reforçar os relacionamentos existentes;

e) Associar a marca Moza a áreas e públicos de interesse;

f) Valorizar e motivar os Colaboradores.

 

Análise de Riscos e Oportunidades Sócio-Ambientais

Análise de Riscos e Oportunidades sócio-ambientais

Enquanto instituição financeira, relacionamo-nos com todos os sectores produtivos da economia e estamos conscientes do nosso potencial para influenciar mudanças positivas na sociedade. É por isso que provemos um diálogo estruturado com todas as partes interessadas, procedemos a gestão dos riscos e oferecemos oportunidades de negócios sustentáveis, considerando tendências de mercado, regulamentações e demandas dos clientes, dos colaboradores e da sociedade.

Para fortalecer essa abordagem, adoptamos políticas específicas e aderimos a compromissos voluntários e obrigatórios que orientam as práticas das nossas unidades de negócios. Incorporamos critérios sócio ambientais na concessão de crédito e na análise de investimentos, visando à mitigação de riscos sócio-ambientais.