CFO do Moza afirma que “o investimento nas pessoas deve ser a base da Transformação Digital”

O Administrador Financeiro (CFO) do Moza, Devan Manmoandas, defende que só investindo no capital humano é que as instituições (sobretudo as que são ligadas ao sector financeiro) podem alcançar êxito nos seus processos de Transformação Digital. Para Manmoandas não é de muito proveito investir na aquisição de máquinas, ferramentas e sistemas tecnológicos inovadores enquanto a mentalidade dos seus usuários se mantiver reticente em relativamente às dinâmicas da mudança. 

As declarações foram feitas esta quarta-feira, em Maputo, durante a cerimónia de apresentação do CFO Survey Moçambique, um estudo levado a cabo pela Ernst & Young que incidiu sobre os líderes e colaboradores financeiros de 37 instituições dos sectores Bancário e de Seguros em Moçambique.

Para enfatizar a sua posição, Manmoandas recorreu à analogia para afirmar que “Podemos comprar a melhor máquina de fazer sumos, mas se a fruta não for boa o sumo também não será”, numa clara alusão à necessidade de apostar nas competências dos colaboradores para o alcance do sucesso. 

O Administrador Financeiro saudou ainda a rápida evolução de Moçambique rumo à Transformação Digital, apontando a Covid-19 como tendo sido um dos principais factores catalisadores deste processo irreversível.

No Moza, por exemplo, hoje-em-dia nós não precisamos de ter a sala cheia de pessoas para produzir os nossos relatórios. Através de um sistema integrado, conseguimos trabalhar de forma independente e mesmo assim atingir os objectivos com sucesso”, asseverou.

Na mesma senda, Devan Manmoandas debruçou-se sobre o seu mote de trabalho, apontando a questão da organização, catalogação e protecção dos dados financeiros como fundamentais para o sucesso do que faz.

Sinto que há cada vez mais consciência sobre a necessidade de colocar os temas referentes aos dados financeiros no centro da estratégia de Transformação Digital. Só com informação financeira assertiva e actualizada é que se pode assegurar o retorno do investimento”, acrescentou o CFO do Moza.  

O Moza orgulha-se de ser um Banco que partilha ideias e reflexões estratégicas sobre várias temáticas, incluindo as que fazem referência ao investimento na qualidade e habilidades do capital humano. O Banco acredita que toda a tecnologia depende de pessoas para Fazer Acontecer os melhores resultados. 


26/01/2024

Outras Notícias