Manuel Soares acumula funções como PCA interino do Moza Banco

O Presidente da Comissão Executiva (CEO) do Moza Banco, Manuel Soares, passou a acumular, a partir da ultima quarta-feira, 30 de Abril, o cargo de Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Banco, em regime interino. 

A nomeação foi deliberada por unanimidade pelos Accionistas, durante a Assembleia Geral Ordinária realizada no dia 29 de Abril de 2025. Na mesma ocasião, João Figueiredo, que exercia o cargo de PCA desde 2016, cessou oficialmente funções.

Manuel Soares lidera a Comissão Executiva do Moza desde 2021, ano em que foi nomeado para o cargo de CEO. Com uma carreira de quase três décadas no sector financeiro moçambicano, iniciou o seu percurso como Auditor Financeiro, tendo posteriormente assumido funções de liderança em diversas áreas estratégicas, incluindo Finanças, Tesouraria, Gestão de Riscos, Planeamento e Cash Management.

Antes de integrar o Moza, exerceu o cargo de CFO (Director Financeiro), com responsabilidades que se estendiam às áreas de logística, procurement, controlo financeiro e planeamento estratégico.

Para Manuel Soares, esta nomeação representa “uma oportunidade para renovar o compromisso de servir com excelência, inovação e integridade”. Acrescenta ainda:

“Cada decisão que tomarmos, cada produto que criarmos, terá um único objectivo – melhorar a vida dos moçambicanos e impulsionar o desenvolvimento económico do nosso país. Continuarei a contar com o apoio de todos os membros da família Moza para juntos escrevermos os próximos capítulos da história de sucesso deste Banco.”

A designação de Manuel Soares como PCA interino, mantendo-se simultaneamente como CEO, reflecte a confiança dos Accionistas e Colaboradores no modelo de gestão implementado desde a sua chegada ao Banco. A sua visão estratégica, aliada aos valores fundamentais do Moza — Ambição, Resiliência, Integridade e Colaboração —, tem sido determinante para o crescimento robusto e sustentável da instituição.


02/05/2025

Outras Notícias