Moza Banco lança 1ª Edição do Prémio de Jornalismo

O Moza Banco, lançou esta segunda-feira, dia 05 de Abril, o Prémio Jornalismo Moza Banco – 1ª Edição, com o tema: “Violência baseada no género em tempos da Covid-19”. Este concurso tem como objectivo incentivar os profissionais de comunicação social a investigar, produzir e publicar artigos sobre a violência do género, e premiar a excelência no âmbito da actividade jornalística na área social. A distinção dos melhores trabalhos publicados na Comunicação Social nacional abrange três categorias, nomeadamente, Imprensa Escrita, Rádio e Televisão.

Poderão concorrer a este prémio trabalhos originais de jornalistas profissionais, ou colectivo de jornalistas, devidamente assinado e que tenham sido publicados/emitidos, em língua portuguesa, num órgão registado de comunicação social moçambicano entre 1 de Junho de 2020 a 31 de Outubro de 2021 e que retractem a violência doméstica nas suas várias vertentes.

O Presidente do Conselho de Administração do Moza Banco disse que, “com esta iniciativa, esperamos contribuir para uma maior divulgação e consciência sobre o tema da violência de género, bem como a promoção de uma sociedade de pluralismo, tolerância e cultura de paz, numa harmoniosa igualdade de direitos entre homens e mulheres”.

A inspectora-geral do ministério do Género, Criança e Acção Social, Carlota Mahai,  em representação da ministra Nyeleti Mondlane, começou por agradecer o convite do Moza Banco, tendo em seguida  dito que, “o concurso jornalístico, que hoje é lançado, demonstra que o sector privado tem a responsabilidade social de contribuir para a construção de uma sociedade de respeito pelos direitos humanos e livre da violência baseada no género, reconhecendo o papel fundamental que a comunicação social desempenha neste processo. Esperamos igualmente, que com este concurso, sejam produzidos artigos que permitam melhorar a percepção sobre os contornos da violência baseada no género especialmente neste período em que nos deparamos com a pandemia da COVID-19”.

O evento serviu igualmente para homenagear o jornalista Francisco Júnior pela sua contribuição, entrega, e empenho na produção de artigos sobre os direitos humanos e género. A homenagem consistiu também numa oferta monetária servir de estímulo no desenvolvimento do seu trabalho. Para além da homenagem houve também uma oferta monetária para incentivar o seu importante trabalho jornalístico.

O Moza Banco tem implementado acções de valorização da mulher tendo associando-se a entidades como o MUVA, com o objectivo de promover o empoderamento económico da mulher através de uma plataforma que junta mulheres empreendedoras de diversos ramos de actividade, para a partilha de experiências, networking e divulgação de oportunidades de negócio; muito recentemente juntou-se ao projecto Freestyle Talkz numa programação especial dedicada à Mulher.


06/04/2021

Outras Notícias