Moza Banco patrocina 5ª Edição do Prémio Literário Fernando Leite Couto

O Moza Banco é patrocinador da 5ª edição do Prémio Literário Fernando Leite Couto, um concurso promovido pela Fundação Fernando Leite Couto (FFLC) e que visa a descoberta de novos talentos da literatura moçambicana, nos géneros da prosa de ficção narrativa, texto dramático, ensaio literário e poesia.

Com o efeito, teve lugar no passado dia 17 de Março, na Sede da Fundação em Maputo, a Conferência de Imprensa de anúncio da abertura de candidaturas à presente edição do Prémio, evento que contou com a presença dos representantes do organizador e parceiros, nomeadamente a FFLC, o Moza Banco e o Instituto Camões.

Intervindo durante a Conferência de Impresa, o Presidente do Conselho de Administração do Moza Banco destacou a importância do concurso que estimula a criação literária no país e o surgimento de novos autores moçambicanos.

O Moza Banco reconhece o valor da literatura e o seu contributo na preservação e valorização da cultura, da história e identidade nacionais. É expectativa do Banco ao abraçar este projecto e conceder este apoio, enaltecer e exaltar o legado do patrono da Fundação, uma figura cujo percurso e obra a história se encarrega de elevar, bem como estimular o despontar de talentos no seio da juventude, premiando aqueles jovens que se destacam na área de criação literária, referiu.

O patrocínio do Moza Banco, que iniciou na 4ª edição, consiste especificamente na atribuição de premiação aos vencedores no valor pecuniário de 150.000,00 MT, bem como na impressão da obra vencedora.

A 5ª Edição do Prémio Literário Fernando Leite Couto é dedicada a categoria de poesia e as inscrições decorrem de 17 de Março a 16 de Abril, estando previsto para o mês de Junho o anúncio do vencedor.

 O Prémio Literário Fernando Leite Couto é um concurso literário instituído pela Fundação Fernando Leite Couto, em 2017. Na sua estreia em 2017, o vencedor do Prémio foi Macvildo Bonde, com o livro A DESCRIÇÃO DAS SOMBRAS, a edição de 2018 não teve vencedor na categoria de romance. Otildo Justino Guido foi vencedor em 2019, da 3ª edição, com o livro O SILÊNCIO DA PELE. Maya Ângela Macuácua e Geremias Mendoso foram os laureados da 4.ª edição com DIAMANTES PRETOS NO MEIO DE CRISTAIS e QUANDO OS MOCHOS PIAM, respectivamente.


23/03/2023

Outras Notícias