Moza desembolsa 5 milhões de dólares para construção do Silo de estacionamento municipal do Mercado Central

O Moza Banco disponibilizou à Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento (EMME) cerca de 5 milhões de dólares, equivalentes a mais de 330 milhões de meticais, em crédito, para a materialização do projecto de construção do silo de estacionamento do Conselho Municipal da cidade de Maputo, adjacente ao Mercado Central.

A já concluída infra-estrutura, inaugurada sexta-feira (26 de Janeiro) pelo edil da urbe, Eneas Comiche, passa a garantir um total de 420 vagas de estacionamento em 3 pisos, aliviando consideravelmente a pressão exercida sobre a baixa da cidade, no que ao estacionamento de viaturas diz respeito. Ainda à luz do projecto, 330 novas bancas foram adicionadas ao mercado central de Maputo, visando minimizar o risco associado à venda informal nos passeios e estradas da cidade, uma actividade que muitas vezes resulta em acidentes de viação e outros males.

De acordo com Eneas Comiche, que discursava durante a cerimónia de inauguração do novo silo, o novo edifício concorre para resolver, de uma única vez, duas questões preocupantes para a edilidade, uma vez que “aumenta o número de bancas no mercado para absorver os vendedores informais, tirando-os dos passeios e outros espaços públicos; e resolve o problema de mobilidade e estacionamento”

Na mesma ocasião, as autoridades fizeram saber que os munícipes poderão aceder àquele espaço para estacionamento, mediante uma taxa simbólica de 20 meticais por hora, valor consideravelmente abaixo da taxa praticada pelas empresas privadas do mesmo sector.

À margem da cerimónia, o Membro da Comissão Executiva do Moza, Jaime Joaquim, mostrou-se satisfeito com a conclusão do projecto, saudando a robustez da parceria com a EMME, datada de 2017.

É para nós um orgulho saber que, com o nosso financiamento, ajudamos a construir uma infra-estrutura tão relevante para esta cidade. Para além de ser extremamente necessária na área em que está localizada (baixa da cidade de Maputo), a infra-estrutura reflecte o quão meritosa pode ser a junção de esforços dos moçambicanos em prol do bem comum”, destacou Jaime Joaquim, acrescentando que “enquanto Moza, louvamos e queremos continuar a manter esta parceria com a EMME, materializando projectos similares em outros pontos da cidade, com a mesma necessidade”.

 Ao financiar iniciativas de implementação de projectos pioneiros e indispensáveis para a mobilidade urbana, o Moza reforça o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável de Moçambique.  


30/01/2024

Outras Notícias