Moza destaca-se no domínio da Responsabilidade social em 2023

Tal como nos anos transactos, durante o ano de 2023 o Moza Banco notabilizou-se pelo seu engajamento na esfera da Responsabilidade Social, viabilizando uma série de iniciativas em vários domínios, com particular enfoque para as áreas da educação, voluntariado, sustentabilidade, arte e literatura e desporto.

Na educação, o Banco garantiu que nos distritos de Derre (Zambézia), Memba e Murrupula (Nampula), Chimbunila e Majune (Niassa), nas regiões centro e norte, os cidadãos adquirissem conhecimentos essenciais para uma melhor compreensão da necessidade de poupar e investir, com a implementação do programa radiofónico de educação financeira denominado Conta com o Moza. A mensagem, difundida em línguas locais, era fundamentalmente destinada às populações das zonas rurais, incluindo agricultores, pequenos comerciantes, estudantes, funcionários públicos e Agentes do Estado.

No período em alusão e com o mesmo diapasão, o Moza capacitou dezenas de jornalistas em matérias relacionadas com o Mercado Financeiro Nacional, como o objectivo de munir a imprensa de ferramentas de análise dos vários relatórios e cenários referentes a economia do país.

No quesito humanitário, o Moza respondeu ao chamado das vítimas das inundações que assolaram o distrito de Boane, em Fevereiro do ano passado, juntando-se aos esforços da edilidade local, ao promover campanhas de angariação de bens e produtos de primeira necessidade para aliviar o sofrimento das comunidades assoladas. Aliás, para além de Boane, as campanhas solidárias do Moza beneficiaram, igualmente, outras regiões do país, tendo culminado com a realização do almoço solidário de Natal que teve lugar no passado mês de Dezembro na comunidade de Manjangue, em Chokwe, juntando um grupo de colaboradores do Banco e mais de 300 crianças carenciadas. Na ocasião foram doados mais de 200 kits de material escolar como forma de incentivar àquelas crianças a não abandonarem a escola.   Iniciativas similares tiveram noutros pontos do país, mais concretamente no Hospital Distrital de Gondola, em Manica e no Orfanato Criança Esperança, em Pemba, Cabo Delgado.  

Ainda na vertente solidária, por ser um Banco interessado em apoiar os grupos sociais mais vulneráveis, no ano passado, colaboradores do Moza deslocaram-se à Nampula, especificamente ao Centro Religioso de Acolhimento de Betel, onde ofereceram cadeiras de rodas a crianças e idosos com dificuldades de locomoção, para minimizar as dificuldades que enfrentam em consequência da condição física imposta pela deficiência.

 E para potenciar a Mulher e a rapariga, o braço social do Banco, o Clube Moza, tornou-se membro da Parceriapara a Saúde Materna Neonatal e Infantil (PMNCH), maior aliança global para a promoção da saúde das mulheres, crianças e adolescentes., com sede em Genebra, na Suíça.

Já na vertente ambiental, os membros do Clube Moza levaram a cabo várias acções em prol da preservação dos ecossistemas, com particular enfoque para o reforço da vegetação em várias áreas críticas do país ameaçadas pelas mudanças climáticas, muito particularmente a erosão. As acções estiveram enquadradas no âmbito do ambicioso projecto denominado Vamos Plantar Arvores, cujo grande objectivo é motivar os colaboradores do Banco e demais amigos e associados a plantarem um milhão de árvores nas áreas mais críticas de todo o país, gerando assim um significativo impacto geracional. No ano passado o projecto abrangeu Maputo, concretamente nas Ilhas Xefina e no distrito de Namaacha e a província de Inhambane, especificamente na zona costeira da cidade da Maxixe onde foram plantadas milhares de mudas, em parceria com as autoridades locais.

No domínio artístico e literário, o Banco potencializou a sua parceria com a Fundação Fernando Leite Couto para promover encontros literários e lançamento de obras de novos autores e escritores consagrados, contribuindo para o crescimento do manancial artístico-literário nacional. O Moza patrocinou, financeiramente, a 5ª edição do Prémio Literário Fernando Leite Couto, financiando a impressão e lançamento dos livros dos autores premiados na edição anterior tal como tem vindo a fazer desde o estabelecimento desta parceria. Algumas dessas obras foram lançadas fora de Maputo abrangendo leitores de diversos pontos do país, com destaque para as províncias de Gaza, Sofala e Nampula. Entre os autores apoiados evidencia-se o renomado escritor moçambicano, Mia Couto, que recentemente lançou o seu Compêndio para Desenterrar Nuvens. 

2023 serviu também para que o Moza juntasse educação e teatro, com o lançamento da peça teatral Saber Sonhar o amanhã na qual a nação é convidada a reflectir sobre a importância da poupança na construção de um futuro risonho.  Com o lançamento da peça em alusão, o Banco deu início a uma série de acções direccionadas ao público infanto-juvenil, com o objectivo de disseminar mensagens educativas sobre a poupança, em várias escolas das três regiões do país.

No panorama desportivo o Moza também teve o seu contributo. o Moza patrocinou a Associação de Natação da Cidade de Maputo (ANCM), viabilizando uma série de formação cujo objectivo era melhorar a componente teórica dos nadadores, garantindo que sejam desportivamente ainda mais eficazes. O Banco patrocinou também a judoca moçambicana, Jacira Ferreira, viabilizando a sua participação em vários torneios internacionais com destaque para o Argel African open e o Yaonde African Open, competições continentais na qual a representante nacional conquistou a IIIº posição e, por conseguinte, registou uma considerável melhoria no ranking mundial. Este ano (2024) o Banco irá financiar a digressão internacional da atleta com o objectivo de garantir a sua qualificação para os próximos jogos olímpicos Paris 2024.

Ainda no ano passado o Banco firmou um acordo com a Rádio Moçambique, particularmente o RM Desporto, para apoiar a deslocação de uma equipa de cobertura que deverá acompanhar e divulgar a participação da selecção moçambicana de futebol, os Mambas, no Campeonato Africano das Nações (CAN), 2024. 

Este ano (2024,) o Moza vai reforçar ainda mais o seu investimento em acções de Responsabilidade Social e ambiental por acreditar que através destas iniciativas o Banco apoia projectos com impacto positivo usando os seus recursos em prol de um Moçambique cada vez melhor, em que cada moçambicano Faz Acontecer a mudança. 


18/01/2024

Outras Notícias