Moçambique: EIB Global e Moza Banco disponibilizam 20 milhões de euros para impulsionar o crescimento de empresas lideradas por mulheres

  • A iniciativa da EIB Global e do Moza Banco, no âmbito da Estratégia Global Gateway,ofereceráfinanciamentoapequenasemédiasempresasemMoçambique,comespecialincidêncianasempresaspertencentesamulheresoudirigidasporestas.
  • Asmulherestêmmenorprobabilidadedeconseguiracessoaofinanciamentoadequado para as suas empresas e o instrumento BEI-Moza Banco irá colmatar essedéficedefinanciamento.
  • Oprojecto apoiaráo crescimento económico,aprosperidadeeaigualdadedegénero.

 

OacessoaofinanciamentodasmulheresempresáriasemMoçambiqueaumentarágraçasaumempréstimode10 milhõesde eurosassinado hoje pelo BancoEuropeudeInvestimento (BEI). Ofinanciamento permitirá a disponibilização pelo Moza Banco de um novo instrumento de 20 milhões deeurosdestinadoàs pequenasemédias empresas (PME)dopaís.

Oinstrumentoofereceráempréstimoscomcondiçõesfavoráveis,direccionadosparaempresasquepertencemamulheresousãoporestaslideradas,queempregamumnúmerosignificativodemulheresouque oferecem serviços específicos para mulheres. O financiamento estará disponível em vários sectores,incluindoaindústriatransformadora,ostransportes, aagricultura,asaúde e osserviços.

O continente africano apresenta uma das mais altas percentagens de mulheres empresárias do mundo.EmMoçambique,maisdetrêsquartosdapopulaçãoactivaretiraoseusustentodeumapequenaoumédiaempresa, edoisterços dostrabalhadoresdessas empresassãomulheres.

«A emancipação económica das mulheres é essencial para o desenvolvimento de um país», afirmou Thomas Östros, vicepresidente do BEI, responsável pela diversidade e inclusão, bem como pelasoperaçõesnospaísesafricanos.«AoinvestirempequenasempresasgeridaspormulheresemMoçambique, o BEI ajuda‑as a aceder a oportunidades económicas, a criar meios de subsistência e aadquirir independência financeira. O investimento nestas empresas não é apenas um investimento nasmulheres, mas também na educação e na saúde das suas famílias, bem como no emprego. A prosperidadedasmulheresbeneficiaasociedadeeaeconomianoseutodo.»

 

O Presidente da Comissão Executiva do Moza Banco, Manuel Soares, declarou que «o MozaBancoacredita firmementeno poder transformador de financiar projectos que fortalecem o papel da mulherna sociedade, reconhecendo que isso não apenas impulsiona o desenvolvimento económico, mas tambémpromove a independência financeira deste importante grupo social. Em Moçambique, e também nocontinente,observamosumacrescentedeterminaçãodasmulheresemassumiraliderançaesetornaremprotagonistas das suas próprias trajectórias. Temos uma grande vontade de catalisar o potencial destasmulheres, criando facilidades para a obtenção de recursos e oportunidades que não só elevam a posiçãoda Mulher moçambicana na economia, mas também fomentam a construção de uma sociedade maisinclusivaeequitativa.»

 

O embaixador da União Europeia em Moçambique, Antonino Maggiore, referiu que «a EstratégiaGlobalGatewayemMoçambiquevisaincentivaroinvestimentopúblicoeprivado,paragerarcrescimentosustentável e empregos para a crescente população jovem do país. Por conseguinte, uma das suasprioridadeséassegurarqueasPME,especialmenteasquesãolideradaspormulheres,têmmaioracessoaofinanciamento.AUniãoEuropeiaacalentagrandesexpectativasdeque,emresultadodesteinstrumentodefinanciamento,opotencialdosectorprivadomoçambicanosejaplenamenteaproveitado.»

 

As pequenas empresas são um motor fundamental do crescimento e do desenvolvimento económico,proporcionandobens,serviços,empregoerendimentoàscomunidadeslocais.Paraprosperarem,especialmente num contexto de alterações climáticas e numa economia global adversa, necessitam definanciamento adequado. Todavia, as estatísticas revelam que, a nível mundial, as mulheres têm menorprobabilidadedeacederaofinanciamentodequecarecem.OinstrumentoBEI‑MozaBancocolmataráestedéfice de financiamento com mecanismos e produtos financeiros orientados para as necessidades dasmulheresempresárias.

 


21/12/2023

Outras Notícias