Nasce mais uma obra literária com apoio do Moza Banco

Teve lugar no passado dia 16 de Março, na Sede da Fundação Fernando Leite Couto em Maputo, a cerimónia de lançamento do livro “GEBA, Onde o Tâmega desaguou no Índico” que conta com o patrocínio do Moza Banco no âmbito da sua politica de responsabilidade social.

Trata-se de um romance que propõe ao leitor uma viagem no tempo e no espaço, como o próprio subtítulo anuncia. O mesmo retrata a vida difícil de um jovem casal, Augusto e Alice, que se vê na contingência de sair de Chaves, nas margens do rio Tâmega em Portugal, para abraçar novos desafios na Companhia Algodoeira do Norte de Moçambique, concretamente em Geba, no distrito de Memba, à beira das águas quentes e cristalinas do Índico.

Para além do autor da obra, o multifacetado escritor e artista plástico Miguel César, o evento de apresentação do livro contou com a presença do escritor moçambicano Mia Couto, Administrador da Fundação Fernando Leite Couto, do Presidente da Comissão Executiva do Moza Banco, Manuel Soares, entre outros convidados.

Intervindo no evento, Manuel Soares, reafirmou a aposta da instituição que dirige no apoio a literatura nacional pelo seu importante papel na transmissão de conhecimento e cultura de uma sociedade.

O patrocínio do Moza Banco à edição desta obra enquadra-se no compromisso do Banco na promoção da literatura moçambicana, pois reconhecemos o seu valor e contributo na preservação e valorização da cultura, da história e identidade nacionais. Enquanto Banco feito de moçambicanos, para moçambicanos, temos uma responsabilidade acrescida em promover e exaltar o que de melhor há e se faz em Moçambique nos vários domínios, afirmou.

Soares destacou ainda a importância da parceria com a Fundação Fernando Leite Couto iniciada em 2019, que tem contribuído para o fomento da criação literária, através do apoio à edição de livros, e outras actividades artístico-culturais de elevado impacto social.

Refira-se que ao abrigo da referida parceria, já foram publicadas várias obras dentre autores novos e consagrados, dentre as quais: “O Terrorista Elegante”, “Mapeador de Ausências”, “A Espada e a Azagaia”, do escritor Mia Couto; “Diamantes pretos no meio de cristais” e “Quando os mochos piam”, da autoria de Maya Macuácua e Geremias Mendoso respectivamente, ambos jovens vencedores da edição 2022 do Prémio literário Fernando Leite Couto, igualmente patrocinado pelo Moza.


22/03/2023

Outras Notícias