Vencedores da edição 2023 do prémio Literário Fernando Leite Couto

O Prémio Literário "Fernando Leite Couto", apadrinhado pelo Moza Banco desde 2021, foi entregue no dia 30 de Junho, pelas mãos do Presidente da Comissão Executiva a 2 vencedores.

Estes autores excepcionais, Gibson João e Óscar Fanheiro, surpreenderam o júri, sobressaindo-se entre 84 obras submetidas para o concurso. Pela primeira vez foram premiados dois autores, pois estas obras foram consideradas complementares: “O seu inclinado murmúrio”, de Gibson, apresentava um carácter solar/diurno, e “Incêndios à margem do sono” representou um carácter lunar/nocturno. Esta diversidade de abordagens enriquecei ainda mais a competição e destacou o talento literário dos nossos artistas locais.

Como prémio, Gibson e Óscar recebem 150.000 MT, a serem compartilhados entre os dois, bem como o patrocínio do Moza à impressão das suas obras e uma estadia de 30 dias na residência artística de Óbidos, em Portugal.  

Este concurso e prémio continuam a significar, para nós, a valorização da literatura nacional. Estão igualmente de parabéns todos os participantes que se dedicaram a esta competição.  O reconhecimento do talento literário e a promoção da cultura são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de nossa sociedade. Por meio do Prémio Literário "Fernando Leite Couto", honramos esse compromisso e incentivamos a produção literária de qualidade.

 

Para mais informações

Moza Banco:

E-mail: comunicacao@mozabanco.co.mz


30/06/2023

Outras Notícias