Concurso de redacção financiado pelo Moza Banco premeia talento infantil em Chókwè

Três crianças da Escola Santa Luísa de Marilac, no distrito de Chókwè, província de Gaza, viram o seu talento reconhecido e premiado no âmbito de um concurso de redacção promovido pela Organização Não-Governamental Um Pequeno Gesto (UPG), com o apoio do Moza Banco. A iniciativa teve como objectivo incentivar o desenvolvimento de habilidades de escrita e reflexão em tenra idade.

Criado sob o mote “Saber Sonhar o Amanhã”, o concurso desafiou as crianças a produzirem textos sobre a importância de poupar — não apenas dinheiro, mas também recursos finitos como água, energia e papel —, em alinhamento com as celebrações do Dia Mundial da Poupança, assinalado recentemente.

Com mais de 50 textos submetidos, o pódio foi inteiramente composto por raparigas cujos trabalhos conseguiram traduzir de forma exemplar a mensagem do concurso: Dinalva Chaúque, Edvânia Mutisse e Clarência Novela, que conquistaram o primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Mais do que o prémio monetário, as três alunas conseguiram, através das suas redacções, inspirar toda a comunidade escolar, transmitindo mensagens de esperança e confiança num futuro melhor.

Segundo Sara Barreto, Presidente e Fundadora da UPG, “as crianças demonstraram grande interesse em temas ligados à poupança e à valorização dos recursos. Queremos que aprendam, desde cedo, que poupar é acreditar num futuro melhor. Este concurso é uma forma de inspirá-las a sonhar e a transformar esses sonhos em grandes conquistas.”

Por sua vez, o Presidente da Comissão Executiva (PCE) do Moza Banco destacou que a iniciativa se enquadra no projecto “Saber Sonhar o Amanhã”, através do qual o Banco promove actividades educativas e artísticas voltadas para a poupança e a sustentabilidade, complementadas por acções de apoio a crianças em idade escolar.

“O projecto começou no ano passado com a criação de uma peça teatral infantil que está a ser disseminada em todo o país. Paralelamente, temos doado material escolar para garantir que as crianças não desistam de estudar por falta de recursos. Já entregámos mais de 1.500 kits nas três regiões do país e queremos continuar a Fazer Acontecer, abrangendo cada vez mais comunidades moçambicanas”, explicou o PCE.

Fundada em 2004, a UPG tem apoiado várias comunidades da província de Gaza, promovendo a melhoria das condições de vida de crianças e famílias. Desde 2019, o projecto conta com o apoio do Moza Banco, impactando mais de mil crianças.


14/11/2025

Outras Notícias