Noticias

Moza Banco anuncia disponibilidade de 10 milhões de euros para financiar mulheres moçambicanas
29/08/2025

O Moza Banco, em parceria estratégica com o Banco Europeu de Investimento (BEI), acaba de anunciar a entrada em vigor da Linha BEI, um pacote de financiamento no valor de 10 milhões de euros, criado especialmente para apoiar pequenas e médias empresas lideradas por mulheres.

A iniciativa, ancorada ao projecto Moza Women, reforça o compromisso do Moza Banco com o crescimento económico sustentável e a igualdade de género, traduzindo na prática os seus valores corporativos de Integridade, Resiliência, Ganhar Juntos e Ambição.

Com condições de crédito favoráveis, o Moza Banco procura, através da Linha BEI, superar as barreiras que frequentemente dificultam o acesso das mulheres a recursos financeiros, incentivando o investimento, a expansão e a consolidação dos seus negócios.

Para beneficiar deste financiamento, as empresas devem apresentar forte representatividade feminina, seja no capital social, na administração, na força de trabalho ou na natureza dos produtos e serviços que promovam o empoderamento feminino. O crédito está disponível para sectores como indústria, transportes, agricultura, saúde e serviços, ampliando o impacto económico e social desta iniciativa.

“Assumimos a missão de fazer a diferença a cada dia, contribuindo para o sucesso de Moçambique. A linha BEI, criada em parceria com o Banco Europeu de Investimentos, é mais do que um apoio financeiro: é um movimento de empoderamento que coloca a mulher no centro do desenvolvimento económico e social”, afirmou o Presidente do Conselho de Administração do Moza Banco, acrescentando que “a Linha BEI está alinhada à visão do Moza de ser a melhor experiência de banca moçambicana, à qual todos se sintam orgulhosos de pertencer”.

Ademais, ainda sob a âncora do projecto Moza Women, o Banco deu a conhecer que para além de criar oferta direccionada às mulheres, o Moza está a igualmente a estabelecer parcerias com estabelecimentos dirigidos por mulheres, oferecendo descontos competitivos a todos os clientes que efectuarem compras ou pagamentos através dos cartões Moza. 

Com esta acção, o Moza Banco reafirma o seu papel como agente activo na criação de oportunidades, geração de impacto positivo e construção de uma economia inclusiva, onde todos possam crescer e prosperar.

Moza capacita mais de 6 mil empresários nacionais em gestão empresarial
22/08/2025

O Moza formou, durante o primeiro semestre do presente ano, mais de 6 mil empresários nacionais, oriundos de todo o país, em matérias de gestão empresarial.

Trata-se de uma actividade gratuita levada a cabo no quadro das acções que o Banco tem realizado para potenciar o desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) Nacionais.

O programa e o plano temático da formação foram desenvolvidos e realizados virtualmente, através de uma plataforma criada em parceria com a Fundação Dom Cabral, uma instituição brasileira renomada, que figura entre as melhores escolas mundiais de negócios.

Para além dos cerca de 6 mil empresários já formados, o Banco registou a inscrição de mais 1500 que, em breve deverão arrancar com as formações, buscando desta feita ferramentas essenciais para melhorar o funcionamento das suas empresas, sobretudo no que toca a organização e gestão financeira.

Durante a fase piloto do projecto, arrancado no ano passado, o Banco formou cerca de 50 empresas de vários ramos, com destaque para as áreas de tecnologia, farmácia, gráfica, segurança, abastecimento, catering e papelaria.

Para os formandos, a oportunidade responde a uma das suas principais necessidades. “Esta é uma grande oportunidade para que possamos aprender a administrar e a desenhar planos que nos permitam criar um horizonte para os nossos negócios”, referem.

De acordo com o Presidente da Comissão Executiva do Moza Banco, Manuel Soares, estas formações vêm responder a uma questão que, muitas vezes, constitui entrava para o desenvolvimento das PMEs moçambicanas.

“Muitos empresários nacionais ainda enfrentam dificuldades na gestão financeira, sendo comum, por exemplo, confundir receita com lucro. A receita corresponde ao valor total que a empresa gera, enquanto o lucro é o que sobra depois de deduzidas todas as despesas. Sem essa noção básica, torna-se difícil alcançar prosperidade. Por isso, unimo-nos à FDC para desenvolver programas de capacitação que ajudem os empresários nacionais a compreenderem este e outros temas fundamentais para o sucesso dos seus negócios”, justificou Manuel Soares. 

Esta é mais uma iniciativa do Moza Banco, implementada no âmbito do seu compromisso com o desenvolvimento da economia nacional, através da potencialização daqueles que Fazem Acontecer a transformação positiva do país.

Ao introduzir o projecto em Moçambique, o Banco coloca em acção um dos seus principais valores, denominado Ganhar Juntos, com base no qual o Moza trabalha junto dos agentes económicos nacionais, em benefício último da economia nacional.  

Moza Banco doa 50 livros infantis e reforça compromisso com a educação e cultura
12/08/2025

No espírito do Faz Acontecer e alinhado com os novos valores institucionais, o Moza Banco doou mais de 50 exemplares do livro infantil "A Casa dos Móveis que Falam", do escritor moçambicano Ernesto Moamba, reafirmando, assim, o seu papel na transformação social, a partir das crianças.

A entrega foi feita, recentemente, no Instituto Guimarães Rosa, em Maputo, no encerramento da Oficina de Produção do Livro Infantil, organizada pela Kuvaninga – Cartão d’Arte, projecto que valoriza as artes e defende a preservação do meio ambiente.

Dos exemplares oferecidos, 30 foram destinados aos alunos que participaram na oficina e 20 para a biblioteca da Escola Básica Unidade 30, fortalecendo o acesso à literatura moçambicana e incentivando o hábito da leitura desde cedo.

De acordo com o responsável da Kuvaninga, Elcídio Bila, os projectos de incentivo à leitura desde tenra idade deviam merecer cada vez mais o carinho dos moçambicanos. “Contribuir para despertar o gosto pela leitura é plantar sementes de mudança no futuro”, disse.

O Presidente da Comissão Executiva do Moza, Manuel Soares, refere, por seu turno, que esta acção se enquadra no rol de várias outras levadas a cabo noutros pontos do país, através das quais o Banco oferece matérias didácticos diversos para a promoção da educação em Moçambique.

 “Só no ano passado, através do nosso projecto de responsabilidade social denominado Saber Sonhar o Amanhã entregamos cerca de 1500 kits de material escolar para crianças vulneráveis das regiões centro e norte, por acreditarmos no poder transformador da educação. Esperamos que estes livros despertem nas crianças beneficiadas, o gosto pela literatura, uma área que também apoiamos com grande entusiamo”, esclareceu Soares.

Com a doação destes livros, o Moza Banco coloca em acção um dos seus principais valores que é o de “Ganhar Juntos”, na medida em que contribui para uma sociedade cada vez melhor.

 

Moza lança um dos cartões de crédito mais exclusivos da VISA
08/08/2025

O Moza acaba de lançar no mercado o seu novo Cartão de Crédito MozaNext Signature, uma solução de pagamento premium que marca um novo patamar de sofisticação, exclusividade e personalização. Este cartão, o segundo mais exclusivo da Visa, vem reforçar a proposta de valor do Moza para um segmento de Clientes que valoriza prestígio, conveniência e acesso privilegiado a um vasto leque de benefícios nacionais e internacionais cuidadosamente seleccionados para garantir uma experiência premium.

Entre os seus benefícios destacam-se o acesso gratuito a mais de 1200 lounges e salas VIP em aeroportos de todo o mundo, um serviço de concierge pessoal 24/7, seguros premium para viagens e compras, incluindo emergências médicas e disponibilização de dinheiro de emergência em caso de roubo ou perda do cartão no estrangeiro, e ofertas exclusivas em hotéis, gastronomia, cultura e lifestyle. O cartão permite ainda o acesso a campanhas de cashback e descontos em parceiros seleccionados, bem como a uma plataforma digital avançada e atendimento dedicado, assegurando uma gestão eficiente e personalizada.

“Mais do que um novo produto, o lançamento do MozaNext Signature é um reflexo do nosso compromisso contínuo com a inovação, sofisticação e excelência no serviço ao Cliente,” afirmou Manuel Soares, CEO do Moza, acrescentando que “queremos posicionar-nos como o Banco de eleição para clientes exigentes, oferecendo soluções à altura das suas aspirações.”

A oferta deste cartão integra-se na estratégia de transformação do Moza, assente na modernização, digitalização e foco no Cliente, e reforça o compromisso do Banco de evoluir com os tempos, mas mantendo sempre como prioridade a qualidade e a personalização do serviço.

“Com este lançamento, reafirmamos a nossa ambição de sermos um banco moderno, digital e próximo, que acompanha a evolução das necessidades do mercado e dos nossos Clientes,” destacou João Mota, Director de Marketing, Comunicação e Canais do Moza. “Estamos empenhados em continuar a investir em soluções inovadoras, sempre com o foco no Cliente.”

O Cartão MozaNext Signature já se encontra disponível para adesão nos balcões do Moza em todo o país, com condições exclusivas para Clientes elegíveis.

CFO do Moza Banco defende integração das métricas de ESG no sector financeiro
29/07/2025

O Administrador Financeiro (CFO) do Moza Banco, Devan Manmoandas, defende a necessidade da inclusão de métricas ambientais, sociais e de governação (ESG) nas análises e decisões financeiras referentes às instituições que actuam no sector.

O posicionamento foi apresentado recentemente, em Joanesburgo, na Africa do Sul, durante a oitava edição do CFO Forum, uma conferencia internacional que reuniu mais de 300 líderes financeiros de diversos países africanos e não só.

Manmoandas, que se propôs a discutir sobre os desafios reais enfrentados pelos CFO’s na era digital, destaca a “nova figura do CFO” como sendo capaz de “interpretar dados não como meros relatórios, mas como bússolas estratégicas. A função financeira do futuro é proactiva, ética e orientada para impactar.”

Durante a sua apresentação, O CFO do Moza esclareceu os processos evolutivos da função do CFO, passando de simples gestor de resultados para um agente de transformação que usa os dados como base para a criação de valor e para a tomada de decisões estratégicas, ancoradas aos principais ditames globais de boas práticas e de protecção socioambiental.

Ademais, o CFO defendeu que as pessoas devem estar no centro de toda a estratégia, sendo este o principal recurso para o sucesso de toda e qualquer transformação a nível das organizações. “o investimento nas pessoas é mais importante que o investimento em qualquer máquina ou tecnologia”.

Ainda de acordo com Manmoandas é necessário que os líderes africanos do sector percebam que o futuro das finanças será moldado por aqueles que lideram com ética, compreendendo que os dados são indispensáveis para a fundamentação das decisões. “Sem dados, somos apenas mais uma opinião. Mas com dados bem governados, interpretados com inteligência e usados com responsabilidade, temos a base para decisões que constroem um legado.”disse.

A participação do CFO Devan Manmoandas neste simpósio serviu para reforçar o compromisso do Moza Banco com a inovação, a sustentabilidade e a liderança responsável no sector financeiro em Moçambique e na África Austral.

O Moza orgulha-se da participação dos seus colaboradores em encontros de alto nível, por considerar que estas ocasiões servem também para revelar a qualidade e a orientação para excelência que o seus quadros ostentam, sendo estes importantes vectores da visão do Banco no país e além-fronteiras.

Partilhando conhecimento e visão estratégica com outros líderes africanos, o CFO do Moza pratica um dos valores fundamentais do Banco, assente na necessidade de se Ganhar Juntos, em prol do desenvolvimento continental.