Moza adere a plataforma de denúncia de fraudes com recurso a meios de pagamentos electrónicos

No âmbito da prevenção e combate à fraude, o Moza Banco aderiu esta quinta-feira, 24 de Fevereiro, à plataforma de denúncia de fraudes com recurso a redes de telecomunicações ou meios de pagamentos electrónicos.

Trata-se de um mecanismo de cooperação e colaboração interinstitucional assinado pela Procuradoria-Geral da República, o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique, o Banco de Moçambique, o Serviço Nacional de Investigação Criminal, a Associação Moçambicana de Bancos, Operadoras de Telefonia Móvel, as Instituições de Crédito e Sociedades Financeiras, com vista a responder de forma célere e em tempo útil às fraudes, através de uma plataforma integrada de denúncias, tratamento e partilha de informações.

Para o Moza, esta plataforma irá contribuir de forma significativa no combate às fraudes feitas por via de meios de pagamentos electrónicos que infelizmente tende a aumentar diariamente com destaque para as fraudes através de SIM Swap; transacções efectuadas em ATM; POS, fraudes por meio de cartões bancários; fraudes com recurso ao Mobile e Internet Banking; transacções bancárias com suporte em meios electrónicos; entre outras fraudes com recurso a redes de telecomunicações ou meios de pagamento electrónicos.

Para além do lançamento da plataforma que foi desenvolvida pelo Instituto Nacional das Telecomunicações em parceria com as instituições supracitadas, o evento serviu para exposição de produtos e serviços das instituições associadas ao projecto e onde o Moza marcou presença.


24/02/2022

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