Moza Banco doa 50 livros infantis e reforça compromisso com a educação e cultura

No espírito do Faz Acontecer e alinhado com os novos valores institucionais, o Moza Banco doou mais de 50 exemplares do livro infantil "A Casa dos Móveis que Falam", do escritor moçambicano Ernesto Moamba, reafirmando, assim, o seu papel na transformação social, a partir das crianças.
A entrega foi feita, recentemente, no Instituto Guimarães Rosa, em Maputo, no encerramento da Oficina de Produção do Livro Infantil, organizada pela Kuvaninga – Cartão d’Arte, projecto que valoriza as artes e defende a preservação do meio ambiente.
Dos exemplares oferecidos, 30 foram destinados aos alunos que participaram na oficina e 20 para a biblioteca da Escola Básica Unidade 30, fortalecendo o acesso à literatura moçambicana e incentivando o hábito da leitura desde cedo.
De acordo com o responsável da Kuvaninga, Elcídio Bila, os projectos de incentivo à leitura desde tenra idade deviam merecer cada vez mais o carinho dos moçambicanos. “Contribuir para despertar o gosto pela leitura é plantar sementes de mudança no futuro”, disse.
O Presidente da Comissão Executiva do Moza, Manuel Soares, refere, por seu turno, que esta acção se enquadra no rol de várias outras levadas a cabo noutros pontos do país, através das quais o Banco oferece matérias didácticos diversos para a promoção da educação em Moçambique.
“Só no ano passado, através do nosso projecto de responsabilidade social denominado Saber Sonhar o Amanhã entregamos cerca de 1500 kits de material escolar para crianças vulneráveis das regiões centro e norte, por acreditarmos no poder transformador da educação. Esperamos que estes livros despertem nas crianças beneficiadas, o gosto pela literatura, uma área que também apoiamos com grande entusiamo”, esclareceu Soares.
Com a doação destes livros, o Moza Banco coloca em acção um dos seus principais valores que é o de “Ganhar Juntos”, na medida em que contribui para uma sociedade cada vez melhor.
12/08/2025