Moza patrocina lançamento da obra vencedora do prémio Fernando Leite Couto 2025

Foi recentemente lançada, com o apoio do Moza, a obra vencedora do Prémio Fernando Leite Couto, edição 2025, da autoria do jovem escritor moçambicano Zacarias Nguenha, que já se encontra em Portugal para beneficiar de um entrosamento literário promovido pela Câmara Municipal de Óbidos.

De acordo com a equipa de avaliação, a obra de Zacarias Nguenha, intitulada Costurar a Linguagem, “associa de forma apelativa os elementos universais que vêm ganhando uma dimensão nova da linguagem poética, explorada como matéria viva construída, criando uma poesia ao mesmo tempo física e abstracta”.

Durante a cerimónia de lançamento, o autor expressou a sua satisfação com a menção recebido, e acima de tudo pelo facto de já poder ver a sua criação disponibilizada para leitores nacionais e estrangeiros.

“Custa-me ainda a acreditar que venci o Prémio Literário Fernando Leite Couto, enquanto jovem que vive num distrito como Sussundenga, onde não temos bibliotecas e o acesso aos livros é escasso. Agora com a publicação do meu livro, já há pelo menos um livro garantido no meu distrito. Quem sabe assim é possível promover mais projectos que permitam que os livros cheguem a Manica. Quem sabe posso influenciar para que haja bibliotecas e que os mais novos possam se inspirar”, disse Zacarias Nguenha.

Já o Presidente da Comissão Executiva (PCE) do Moza, Manuel Soares, congratulou, na ocasião, o jovem autor pela forma como decidiu partilhar um pouco de si com arte e qualidade.

“Zacarias Nguenha demonstrou, com esta obra, que a literatura é um espaço onde se tecem vozes, memórias e experiências, transformando palavras em caminhos de reflexão. O seu trabalho representa a ousadia de quem não tem medo de experimentar, de desafiar e de provocar, e é isso que torna a sua escrita tão relevante”, disse Manuel Soares.

O PCE acrescentou ainda que, “para o Moza Banco, apoiar iniciativas como o Prémio Literário Fernando Leite Couto é também investir no futuro. É acreditar que a cultura e as artes são vectores de transformação social que ampliam horizontes e despertam a intelectualidade”.

Ao patrocinar a publicação desta obra premiada, o Moza Banco reafirma a sua vontade de continuar a apoiar o desenvolvimento literário dos moçambicanos, garantindo que haja espaço para que cada vez mais jovens se permitam acreditar, sonhar e Fazer Acontecer um futuro cada vez melhor. 


15/10/2025

Outras Notícias